Header Ads

Overwatch já roda incrivelmente bem no Linux com o mais recente DXVK e Lutris


Não é novidade para ninguém que o jogo Overwatch, da Blizzard, já pode ser executado no Linux tão bem quanto os títulos nativos do sistema do pinguim. Basta dar uma olhada em canais que fazem gameplay no Linux, seja no YouTube ou Twitch, que um ou outro jogador estará fazendo streaming de sua jogatina com o game no sistema do pinguim.

Com a versão mais recente do DXVK, implementação usada com o Wine que permite rodar o Direct3D 10/11 sobre a Vulkan, e do Lutris, aplicativo que ajuda você a gerenciar e instalar seus jogos, o suporte para o título no Linux, embora mesmo que não oficial por parte da sua desenvolvedora, tem ficado ainda melhor. A boa notícia foi relatada em um recente artigo do site GamingOnLinux, onde destaca que houve melhorias significativas no desempenho do game desde setembro do ano passado.

"Quando eu testei anteriormente em setembro do ano passado, o desempenho foi muito bom. Avançando vários meses, algumas novas versões do DXVK surgiram e a experiência é alucinante. Eu não quero exagerar, mas sério, é tão suave que eu esqueço completamente que o trabalho feito para fazê-lo funcionar no Linux não foi feito diretamente pela Blizzard", diz o GamingOnLinux.

Em seu artigo, o site também destaca que alguns problemas envolvendo o cache do jogo, que causavam lentidão e travamentos, já não existem mais com a versão mais recente do DXVK, a 0.95, com o game apresentando um melhor desempenho. O site também publicou uma gameplay com o título, que você confere logo abaixo:



O site também destaca que um problema envolvendo o cliente da Blizzard, o Battle.net, que falharia ao fazer o login, também parece ter sumido. Ao que parece, o único problema que resta é que o jogo só inicia no modo de janela, com o jogador tendo que usar o atalho de teclado Alt+Enter para habilitar a tela cheia.

"Isso é menos esforço do que eu tenho que colocar em alguns jogos nativos do Linux, então isso realmente não me incomoda". diz o site. "Em um mundo sem o Windows, ter o Overwatch rodando bem no Linux pode ser uma grande ajuda para quem quer mudar [para o Linux]."

Realmente é muito bom saber que um jogo tão popular quanto o Overwatch pode rodar muito bem no Linux, mesmo que, como já foi mencionado anteriormente, a sua desenvolvedora não esteja suportando oficialmente a plataforma Linux.

Como bem lembra o GamingOnLinux em sua publicação, isso é possível não só graças ao DXVK, mas também ao Lutris, que facilita o processo de instalação do jogo, tornando tudo mais fácil para o jogador. Mas, se você ainda tiver problemas com o Overwatch no Linux, esta página no kiwi do Lutris certamente pode ajudar.
Comentários




Tecnologia do Blogger.