Header Ads

Confira alguns passos de como preparar o Ubuntu para a jogatina


Com o Steam Play já disponível na versão estável do cliente Steam para Linux, sempre surge a curiosidade de saber como anda a nova empreitada da Valve para trazer mais jogadores para a plataforma, bem como para tornar ainda mais fácil a vida dos usuários já existentes do sistema do pinguim que curtem uma jogatina, mas que antes tinha que usar soluções de terceiros para rodar determinados games que até então eram exclusivos do Windows ou o dual-boot.

Mas para ter um bom desempenho e suporte com os jogos      mesmo aqueles obtidos na loja online GOG      é preciso preparar antes a distribuição Linux realizando, por exemplo, a instalação do driver da sua placa vídeo, do GameMode, da Feral Interactive, que deve ajudar na performance dos games Vulkan, e habilitar o suporte para a Vulkan em hardware AMD ou Intel.

Como você deve ter lido no título, iremos usar o Ubuntu como exemplo para o nosso passo a passo, mas os métodos usados devem servir para as distribuições Linux baseadas no Ubuntu, especialmente os seus sabores oficiais. Sem mais delongas, confira agora alguns passos simples para preparar o Ubuntu para jogar!

Instale o driver de vídeo

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que as distribuições Linux já trazem por padrão o driver para a placa de vídeo. Bom, isso não deixa de ser uma verdade, mas para obter um bom desempenho com a sua GPU, será necessário instalar o driver de vídeo da NVIDIA ou a versão mais recente e estável da biblioteca gráfica Mesa para os produtos da AMD ou Intel.

Instalando o driver NVIDIA

Para instalar a última versão do driver NVIDIA para a sua placa de vídeo, será necessário primeiro adicionar o PPA "graphics-drivers", algo que pode ser feito com a ferramenta "Programas e atualizações", indo na aba "Outros programas". Depois é só clicar no botão "Adicionar" e colocar o seguinte:  ppa:graphics-drivers/ppa . Informe a sua senha (senha root) e clique no botão "Fechar" para iniciar o processo de atualização dos repositórios em uma nova janela que irá se abrir.



Indo novamente na mesma ferramenta "Programas e atualizações", mas na aba "Drivers adicionais", escolha a versão mais recente do driver de vídeo da sua placa e clique no botão "Aplicar alterações" para iniciar a instalação. Em seguida, reinicie a máquina. Após a reinicialização, o seu sistema estará pronto para rodar jogos e, claro, já será capaz de executar os games Vulkan.


Instalando o driver para AMD ou Intel

Para instalar a versão mais recente e estável da biblioteca gráfica Mesa, bem como obter a última versão do driver de vídeo para a sua GPU, você terá que adicionar o PPA estável "Padoka". Você também vai precisar do Synaptic, que pode ser instalado agora mesmo clicando aqui ou através do Ubuntu Software. Trata-se de um aplicativo que permite gerenciar softwares no Ubuntu, assim como uma loja de aplicativos, porém, de uma forma mais avançada.


Com o Synaptic instalado, abra o aplicativo (será solicitada a sua senha, ou seja, a senha root) e, na barra de menu superior do Synaptic, vá em Configurações ➞ Repositórios. Será aberto o utilitário "Programas e atualizações".

Agora vá na aba "Outros Programas", onde estão listados todos os repositórios de software, e clique no botão "Adicionar" e coloque o seguinte:  ppa:paulo-miguel-dias/pkppa . Depois feche o utilitário "Programas e atualizações" para concluir o processo.


Ainda no Synaptic, logo abaixo da barra de menu superior, clique no botão "Marcar todas as atualizações" para atualizar todos os pacotes com updates disponíveis, o que inclui o Mesa. Depois confirme na nova janela que se abrir e, logo em seguida, clique no botão "Aplicar" na interface do Synaptic para, finalmente, atualizar o Mesa e instalar a nova versão do driver de vídeo.

Em seguida, reinicie a máquina para que os novos recursos da pilha de drivers open source entre em vigor. Vale ressaltar que, ao realizar os processos apresentados acima, as futuras atualizações estáveis do Mesa também estarão disponíveis para você.

Habilite o suporte para a Vulkan em hardware AMD ou Intel

Por algum motivo obscuro, a Canonical decidiu que o Ubuntu não deve vir com a Vulkan habilitada por padrão para hardwares AMD ou Intel, deixando a cargo do usuário escolher se quer habilitar a Vulkan para a sua GPU. Obter o suporte para a Vulkan é algo bem simples. Basta que você instale os pacotes mesa-vulkan-drivers, vulkan-utils e libassimp4, algo que pode ser feito também pelo gerenciador de softwares Synaptic.

Para instalar os pacotes mencionados acima, basta pesquisar por vulkan e libassimp4 no Synaptic e marcar cada um dos pacotes para a instalação, clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Marcar para a instalação" ou dando um duplo clique sobre os pacotes. Depois clique em "Aplicar".


Com os drivers Vulkan devidamente instalados no seu Ubuntu, você pode obter informações técnicas da API executando no Terminal:  vulkaninfo , o que também é útil para saber se o suporte está habilitado.

Instale o Steam e habilite o Steam Play para todos os jogos

Para instalar o Steam, não há segredo, basta pesquisar pelo aplicativo no Ubuntu Software, a "loja de apps" do Ubuntu, ou clique aqui para iniciar a instalação. Caso você tenha um Steam Controller ou um headset de realidade virtual HTC Vive, é importante também instalar o pacote steam-devices, algo que pode ser feito clicando aqui.

Com a sua conta devidamente logada no cliente Steam, vá em configurações e, na sessão Steam Play, habilite o recurso para todos os jogos do Windows que não são "oficialmente compatíveis" marcando a opção "Enable Steam Play for all titles".


Isso permitirá que você experimente o Steam Play com todos os jogos da sua biblioteca; sem restrição.

GameMode, cadê você?

Se você é um usuário do Windows, provavelmente já ouviu falar no modo de jogo do sistema operacional da Microsoft. Algo semelhante está disponível no Linux. Trata-se do "GameMode", criado pela Feral Interactive, para ajudar no desempenho de jogos que fazem uso da API Vulkan, como os games nativos F1 2017 e Rise of the Tomb Raider. Mais detalhe sobre o recurso você pode encontrar neste artigo.

Acontece que o GameMode está presente nos repositórios de software do próximo Ubuntu 18.10, porém, não está disponível para o atual Ubuntu 18.04 LTS e versões anteriores. Até encontramos um PPA que poderia fornecer os pacotes de instalação do recurso, mas a ultima versão do GameMode, a 1.2, ainda não está disponível.

Felizmente, encontramos a versão 1.1 do GameMode, que pode ser baixada clicando aqui. A instalação é bem simples, basta dar um duplo-clique no pacote baixado para instalá-lo e, em seguida, reiniciar a máquina.

Nem todos os jogos usam o recurso por padrão, então, para esses casos, nos games do Steam, basta adicionar o seguinte na opção de inicialização do título que você deseja habilitar o GameMode:  LD_PRELOAD=$LD_PRELOAD:/usr/\$LIB/libgamemodeauto.so.0 %command% . Não deixe de conferir a página oficial do projeto no GitHub para obter mais detalhes.

É hora de jogar!

Agora que você realizou todos os passos apresentados aqui, o seu sistema operacional já está ponto para a jogatina. Se você acredita que esquecemos de algo, use o campo de comentários para dar mais sugestões e ajudar outros usuários. Divirta-se!

Comentários




Tecnologia do Blogger.